Existem muitas estratégias no mundo do marketing, acima de tudo no ambiente digital o tal do “Marketing Digital”. Acreditamos que o Google Adwords está entre as estratégias mais eficazes de fazer um cliente em potencial chegar até o seu site e ler a sua proposta/mensagem. Fora que a execução adequada da ferramenta possibilita atingir diferentes objetivos de marketing, desde a simples obtenção de novos clientes como estratégias de branding (reforço ou desenvolvimento de uma marca). Obtenção de leeds (lista de e-mails especificas) ou divulgação e lançamento de um produto no mercado. Tudo isso através de palavras-chave que levam o cliente que procura aquele assunto para a sua página.

O Que é Google Adwords?

De uma forma bem simplista, pois a ideia aqui é simplificar. O Google Adwords é uma ferramenta eficaz de anúncio, porém não funciona nos moldes antigos onde as empresas publicam até hoje em revistas famosas e pagam muito caro por isso. O Google Adwords anuncia em outro nível, pois o seu anúncio aparece para o cliente após você gerar as palavras chaves especificas, ou seja, só vai aparecer para pessoas realmente interessadas no seu produto ou tema relacionado. Vejamos o exemplo abaixo:

Exemplo do Google Adwords Itens em Laranja São Anúncios do Google Adwords
Itens em Verde é o que Chamamos de Busca Orgânica – SEO

Dentre as principais características que poderíamos dissertar aqui, achamos importante ressaltar como o principal diferencial dessa estratégia de marketing o fato de ser uma ferramenta completa capaz de exibir muitas métricas de resultados. Nada fornece tantos parâmetros para análise de resultados como o Googel Adwords. Simples ou não você saberá o quanto o seu investimento realmente trás de retorno e se o seu projeto realmente vale a pena.

O Google Adwords Funciona Sempre?

Google Adwords é muito eficaz, porém não é uma ferramenta mágica do sucesso, entenda que cada palavra sofre um LEILÃO, ou seja, se sua área for muito concorrida como por exemplo a da MSX Design “Webdesigner e Marketing Digital” uma campanha pode ser muito difícil pois o custo do clique pode ser muito alto, então deve ser bem planejada analisada e testada. Pode funcionar e ser magnífico para sua empresa ou simplesmente pode haver outras estratégias melhores. Cada caso é único.

O Google Adwords é Muito Caro?

De forma geral existem dois custos, um valor mensal pago para a agência que cuida da sua campanha e o valor investido direto no Google. Cada agência trabalha como acredita ser melhor, conforme o tamanho da campanha, número de produtos e variáveis podem fazer com que o prestador do serviço cobre valores diferentes. Em campanhas muito grandes é cobrando um percentual do valor investido também.

Posso Montar uma Campanha Sozinho?

Existe uma ferramenta que você pode sim desenvolver uma campanha simples e sozinho. Se chama Google Express. Lá você escolhe um conjunto de palavras e o sistema faz ajustes de forma automática. Ótimo para quem está começando!

Quando você opta por uma agência gerenciar sua campanha, além de filtrar melhor seus grupo de anúncios ela é responsável por otimizar a página destino gerando maior índice de qualidade (falaremos disso em uma outra ocasião, mas não menos importante) na sua campanha e consequentemente fazendo você pagar menos por clique. Temos um cliente que usa as duas frentes e por mais que os próprios profissionais da Google não indicam essa ação o meu cliente acredita ter mais resultados com as duas simultaneamente.

Temos casos de clientes que pagavam média de R$1.30 por clique e hoje paga no máximo R$0.47!
Esses valores variam de área para área e como dito anteriormente é necessário analisar todos os pontos.

Além do Google Existem Outras Empresas?

Sim, por exemplo o Bing da Microsoft ou Yahoo. Para sermos direto, entendam, o Bing pode dar sim resultado porem ele representa no máximo 10% de todas as buscas feitas na internet, ou seja, deve ser bem analisado se vale a pena contratar mais um gerenciamento e se esses cliques vão trazer o retorno esperado. Não existe marketing caro! O que vai determinar isso é se no final o retorno foi alcançado.

Preciso de uma Campanha Mais Completa

Em alguns casos o Google Adwords Express fica devendo mesmo, pois la você não consegue impedir cliques ruins, por exemplo, você vende um serviço X, e algumas pessoas pesquisam por cursos nessa área e seu anúncio aparece para essa pessoa que simplesmente clicam por curiosidade. Pronto você acaba de pagar por um clique que não vai te trazer nada.

Em uma campanha completa e bem gerenciada podemos impedir que esses termos acionem o seu anuncio.
Segue a imagem de um cliente que possui uma campanha pequena, porem, muito efetiva.

Convergás - Google Adwords

Com apenas R$190,00 a Convergás conseguiu 373 cliques, logo alguns contatos e consequentemente alguns negócios fechados. Não se trata do tamanho do seu negócio. Se você possui um produto ou serviços de qualidade onde existam pessoas precisando deles, vale muito a pena analisar o mercado e arriscar desenvolver um projeto.

Anúncios no Google ou no Facebook?

Sendo direto os dois são incríveis e nos dão muitas possibilidades, porem cada negócio possui uma determinada característica e em alguns casos uma campanha no Facebook pode ser sim mais efetiva que o Google, ou não. Cada caso deve ser analisado separadamente. O seu negócio pode ter alguma peculiaridade que sua melhor campanha pode ser o Instagram ou simplesmente um combo de várias estratégias.

Em outro momento falaremos sobre a campanhas no Facebook (Facebook Ads).
A MSX Design agradece a sua visita! Nos vemos na próxima!