Conheça o Google Adwords

Google Adwords

Existem muitas estratégias no mundo do marketing, acima de tudo no ambiente digital o tal do “Marketing Digital”. Acreditamos que o Google Adwords está entre as estratégias mais eficazes de fazer um cliente em potencial chegar até o seu site e ler a sua proposta/mensagem. Fora que a execução adequada da ferramenta possibilita atingir diferentes objetivos de marketing, desde a simples obtenção de novos clientes como estratégias de branding (reforço ou desenvolvimento de uma marca). Obtenção de leeds (lista de e-mails especificas) ou divulgação e lançamento de um produto no mercado. Tudo isso através de palavras chaves que levam o cliente que procura aquele assunto para a sua página!

O Que é Google Adwords?

De uma forma bem simplista, pois a ideia aqui é simplificar. O Google Adwords é uma ferramenta eficaz de anuncio, porém não funciona nos moldes antigos onde as empresas publicam até hoje em revistas famosas e pagam muito caro por isso. O Google Adwords anuncia em outro nível, pois o seu anuncio aparece para o cliente após você gerar as palavras chaves especificas, ou seja, só vai aparecer para pessoas realmente interessadas no seu produto ou tema relacionado.

Itens em Vermelhos São Anúncios do Google Adwords
Itens e Verde é o que chamamos de Busca Orgânica

Dentre as principais características que poderíamos dissertar aqui, achamos importante ressaltar como o principal diferencial dessa estratégia de marketing o fato de ser uma ferramenta completa capaz de exibir muitas métricas de resultados. Nada fornece tantos parâmetros para análise de resultados como o Googel Adwords. Simples ou não você saberá o quanto o seu investimento realmente trás de retorno e se o seu projeto realmente vale a pena!

O Google Adwords Funciona Sempre?

Google Adwords é muito eficaz, porém não é uma ferramenta mágica do sucesso, entenda que cada palavra sofre um LEILÃO, ou seja, se sua área for muito concorrida como por exemplo a da MSX Design “Webdesigner e marketing Digital” uma campanha pode ser muito difícil pois o custo do clique pode ser muito alto, então deve ser bem planejada analisada e testada. Pode funcionar e ser magnífico para sua empresa ou simplesmente pode haver outras estratégias melhores. Cada caso é único.

O Google Adwords é Caro?

Basicamente de forma geral existem dois custos, um valor mensal pago para a agência que cuida da sua campanha e o valor investido direto no Google. Cada Agência trabalha como acredita ser melhor, A MSX Design por exemplo possui planos que iniciam em torno de R$200,00 mensais para campanhas menores em rede de pesquisa. Conforme o tamanho da campanha, número de produtos e variáveis os valores mudam. Em campanhas muito grandes é cobrando um percentual do valor investido também.

Posso Montar uma Campanha Sozinho?

Existe uma ferramenta que você pode sim desenvolver uma campanha simples e sozinho.
Se chama Google Express: https://www.google.com.br/adwords/express/?utm_source=awx&utm_medium=ha&utm_campaign=br-pt-ha-awx-bkws. Lá você escolhe um conjunto de palavras e o sistema faz ajustes de forma automática. Ótimo para quem está começando!

Quando você opta por uma agência gerenciar sua campanha a agencia além de filtrar melhor sua campanha ela é responsável por otimizar a página destino gerando maior índice de qualidade na sua campanha e consequentemente fazendo você pagar menos por clique. Temos um cliente que usa as duas frentes e por mais que os próprios profissionais da Google não indicarem essa operação o meu cliente acreditar ter mais resultados com as duas simultaneamente.

Temos casos de clientes que pagavam média de R$1.30 por clique e hoje paga no máximo R$0.47! Esses valores variam de ara para érea e como dito anteriormente é necessário analisar bastante distintos pontos.

Alem do Google Existem Outras Empresas?

Sim, por exemplo o Bing da Microsoft ou Yahoo. Porem para ser direto, entendam, o Bing pode dar sim resultado porem ele representa no máximo 10% de todas as buscas feitas na internet, ou seja, deve ser bem analisado se vale apena contratar mais um gerenciamento e se esses cliques vão trazer o retorno esperado. Não existe marketing caro! O que vai determinar no final é o retorno alcançado.

Meu Negócio é Pequeno, Posso Desenvolver uma Campanha Mais Completa?

Em alguns casos o express fica devendo mesmo, pois la você não consegue impedir cliques ruins, por exemplo você vende um serviço X, e algumas pessoas pesquisam por cursos nessa área e seu anuncio aparece para essa pessoa que simplesmente clicam por curiosidade. Pronto você acaba de pagar por um clique que não vai te trazer nada.

Em uma campanha completa e bem gerenciada podemos impedir que esses termos acionem o seu anuncio. Segue a imagem de um cliente que possui uma campanha pequena porem muito efetiva.

Com apenas R$140,00 a Convergas conseguiu 234 cliques, logo alguns contatos e consequentemente alguns negócios fechados.
Ou seja, não se trata do tamanho do seu negócio. Se você possui um produto ou serviços de qualidade onde existam pessoas precisando deles, vale muito a pena analisar o mercado e arriscar desenvolver um projeto.

Facebook X Google

Sendo direto os dois são incríveis e nos dão muitas possibilidades, porem cada negócio possui uma determinada característica em alguns casos uma campanha no Face pode ser sim mais efetiva que o google ou não. Cada caso deve ser analisado separadamente. O Seu negócio pode ter alguma peculiaridade que sua melhor campanha pode ser o Instagram ou simplesmente um combo de várias estratégias.

Em outro momento falaremos sobre a campanhas no face.

A MSX Design agradece a sua visita! Nos vemos na próxima!